quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Boina que virou bolsa.

Alguém já terminou um projeto que não tinha nada a ver com a idéia original?? Foi o quê aconteceu essa semana. Minha idéia era fazer uma boina que achei muito legal num tamanho de criança. Até que é fácil seguir a receita - espero que consigam, estou sempre aqui para tirar dúvidas, basta deixar um comentário ;)
Mas a história da boina é que na metade achei que o fio era meio grosseiro e pesado para uma cabecinha, então resolvi continuar e terminei o projeto como uma bolsa. Vai para uma menina do mesmo jeito :).
Não desisti da boina, vou fazer quando tiver uma linha mais leve. Enquanto isso, fica o meu resultado e a foto e a receita.
O original é em inglês e espero que a minha tradução seja fácil de entender. Se tiver alguma dúvida, deixem um comentário que vou ficar feliz em ajudar :)

Tamanhos:
P/M (G)
Medidas quando acabados
Essa boina mede aproximadamente 56 (59,5) cm de circunferência
Materiais:
· 2 rolos de lã - 70% acrílica, 30% lã - 85g/153 metros
· Agulha 5,5 mm
· Agulha de tapeceiro
  • 2 botões de 25mm (opcional)
Pontos usados:
Corrente,meio ponto alto, ponto alto, ponto baixíssimo.

Boina
Barra sanfona
Faça 10 correntes.
1a. carreira: 1ponto baixo a partir da 2a corrente a contar da agulha – total de 9 pontos.
2a. carreira: 1corrente para virar, pontos baixos pegando pelas laçadas da frente dos pontos da carreira de baixo.
Repita a 2acarreira até que a peça meça 56 (59,5) cm. Arremate, deixando bastante linhapara costurar ao corpo mais tarde. Ponha de lado.
Obs.: Eu não sou muito boa de costura, mesmo nas bem simples. Ao invés de fazer essa barra separada, eu fiz o corpo primeiro e em volta fiz o ponto barra 1x1.




Corpo
Começando do topo, faça 87 (93) correntes, juntecom ponto baixíssimo cuidando para não torcer as correntes.
1a. carreira: 3correntes, 1 ponto alto, 2 correntes e ponto baixo na mesma corrente onde sefez o ponto baixíssimo. Pule 2 correntes, na 3ª faça 2 pontos altos, 2correntes e 1 ponto baixo. Esse é o ponto a ser repetido em toda volta. No fim tem-se 29(31) pontos. Junte com ponto baixíssimo na 3a corrente que se fez no começo dacarreira.
2a. carreira:pontos baixíssimos até onde se fez 2 correntes do ponto na carreira anterior. Eassim serão trabalhados os pontos em volta: os leques sempre feitos no espaços onde estãoas 2 correntes da carreira anterior, lembrando que o ponto baixo fica em cima do ponto baixo de base. Junte com ponto baixíssimo na 3a. correntedo começo da carreira.


Obs.: Eu comecei a fazer como manda aqui, com os pontos baixos um em cima do outro, mas no meu caso os leques ficaram meio empipocados e até grosseiros, talvez por causa do tipo de lã. Então desmanchei e fiz os pontos baixos laçando por debaixo das 2 correntes do ponto de base junto com os 2 pontos altos.
Repita as voltas até a peça medir 28 cm. Arremate.


Acabamento
Feche o topo da boina: na parte de cima, junte o meio da frente e o meio de traz com um ponto baixo. Agora junte os ‘’meios’’ dos lados e faça outro ponto baixo, ficando como uma cruz. Continue juntando lados opostos com pontos baixos até que o topo esteja totalmente fechado. Arremate.
Costure a barra feita anteriormente.
Costure os botões se desejar ou outro enfeite – ótimo para esconder a emenda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Se você tem dúvida ou quer só deixar um recado, fique a vontade. Obrigada pela visita e volte sempre. :)